Nesse artigo iremos falar sobre a válvula borboleta, quais  suas principais funções, utilização.

A válvula borboleta está entre a família das válvulas de um quarto de giro e funciona de uma forma muito semelhante as válvulas de esfera. O disco que é conectado a gaste é chamado de “borboleta”. A válvula borboleta é fechada quando a haste gira o disco por um quarto de volta para uma posição perpendicular ao fluxo. Quando aberta  a “borboleta” é girada de volta permitindo que o fluxo flua corretamente.

As válvulas borboletas são conhecidas também por serem válvula on-off (liga/desliga) e possui uma utilização de modulação de fluxo, são populares devido ao seu baixo peso, pequena área de instalação e devido ao seu curto mais baixo em comparação a outros tipos de válvula, tamanhos diversos e por sua rápida operação.

 As válvulas borboletas podem ser operadas por alavancas, engrenagem ou até mesmo por atuadores automáticos.

Válvula borboleta em  Operação

 As válvulas borboleta é conhecida também por possui uma construção simples, aonde seus principais componentes consistem em seu corpo, vedação, disco e haste. Uma válvula borboleta típica tem o disco posicionado ao centro do tubo que é conectado, e uma haste que é conectada a um atuador ou a uma alça na parte externa da válvula. Quando a válvula esta na posição fechada , o disco é perpendicular ao fluxo, e é selado pela sede da válvula Quando o atuador ou a alavanca é girado, a 90 graus, o disco se afasta da sede da válvula e se posiciona ao fluxo. A rotação parcial permite que o fluxo seja limitado ou proporcional.

Principal utilização da válvula.

 A válvula borboleta podem ser utilizadas  para serviços de modulação e  podem ser projetadas para possuir  uma característica linear , igual porcentagem, ou  Liga/Desliga.

  • Característica Linear: Quando a taxa de vazão está em uma relação linear com a quantidade que o disco percorre, isso significa que em X% da abertura do disco a vazão estará na mesma X% da vazão máxima. Por exemplo, se o disco for aberto 1/3 de volta (30 graus), a vazão será de 33,3% do máximo.
  • Igual: Se uma válvula borboleta tiver uma característica de porcentagem igual, isso significa que incrementos iguais de deslocamento da válvula produzem mudanças percentuais iguais na taxa de fluxo. Por exemplo, se viajar de 30 a 40 graus de abertura aumentou a taxa de fluxo de 100 para 170 m3 / h (em 70%), então um curso de 40 a 50 graus aumentará a vazão de 170 para 289 m3 / h ( em 70%). Isso resulta em uma relação logarítmica entre o deslocamento do disco e a taxa de fluxo. Avanços no projeto de válvulas de borboleta tornaram possível a característica de porcentagem igual para ângulos de abertura de 20 a 90 graus.
  • On/Off ou esta 100% na Posição fechada ou 100% na posição aberta.

 

Tipos de válvulas borboleta

As Válvulas borboleta podem vir em diversos projetos, cada uma especifica para cada aplicação e faixa de pressão. As válvulas borboletas podem ser categorizadas com base ao design do fechamento de seu disco, no Design de conexão e no  método de atuação.

Construção da Válvula Borboleta

A válvula borboleta pode ser conectadas a um sistema de tubulação de varias  maneiras. A forma  mais comum é  o tipo Wafer (bolacha) ou tipo lug. No entanto, eles também podem utilizar um flange ou uma  conexão tri-clamp.

Valvula Borboleta Wafer 

A válvula borboleta Wafer é a versão mais econômica, ela é colocada entre dois flanges de tubo. A válvula pode ou não ter furos de flange fora do corpo da válvula (Figura. Os flanges do tubo são conectados por  parafusos que cruzam todo o corpo da válvula. A vedação entre a válvula e os flanges do tubo é realizado através de juntas,  anéis  e faces planas da válvula em ambos os lados da válvula.  A conexão é projetada para que tenha a vedação contra pressões diferenciais bidirecionais e para evitar refluxo em sistemas projetados para fluxo universal. Tipos de acionamentos para Válvula 

Tipos de acionamentos

A válvula borboleta pode ser o operada por alavancas e engrenagens manualmente ou automaticamente por atuadores elétricos, pneumáticos ou hidráulicos. Esses dispositivos permitem uma rotação  precisa do disco em posições que vão desde totalmente abertas até totalmente fechadas

Copyright © 2020 Interagindo para o Crescimento. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Rodrigo Claro Designer.