A importância da pré-montagem de estrutura metálicas para sucesso da montagem de campo

As estrutura metálicas são elementos estruturais que visam sustentar equipamentos, prédios, tubulações, entre outros equipamentos. Estão presentes em praticamente todas as plantas industriais e, portanto, sua fabricação e montagem devem estar conforme especificações de projeto para que possam desempenhar corretamente suas funções em uma planta industrial.

Na fase de fabricação, para se garantir a qualidade dos elementos das estruturas (vigas, colunas, contraventamentos, etc), além das inspeção do processo de soldagem (visual e dimensional de solda, ensaios não destrutivos – END´s como líquido penetrante, partícula magnética, ultrassom) e também o dimensional de caldeiraria, a pré-montagem da estrutura, antes da aplicação de proteção de pintura ou galvanização, é essencial para evitar problemas durante a montagem de campo.

Durante a pré-montagem da estrutura, podemos verificar e consertar, antes do envio para obra, desvios de não conformidade como:

  • Erros e/ou deslocamentos de furação, bem como a falta deles;
  • Empenamentos e desalinhamento dos elementos da estrutura;
  • Dimensional fora do projetado;
  • Falta de fabricação de algum elemento, entre outros problemas.

Estruturas metálicas enviadas para o site sem antes terem passado por uma inspeção de pré-montagem, em fábrica, trazem gastos extras durante a montagem, prejuízos com retrabalho em peças, culminando com estouro de orçamento e de prazo do entrega do projeto. Também é importante que o profissional contratado para fazer a inspeção de pré-montagem seja experiente para verificar as possíveis não conformidades tão indesejadas no projeto.

Copyright © 2020 Interagindo para o Crescimento. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Rodrigo Claro Designer.